Caneta Verde, Verde Caneta

Na lista de material escolar deste ano, para a turma do meu filho mais velho, colocaram, pela primeira vez, canetas. Mas não é qualquer caneta. Tinha que ser VERDE. E não basta uma, são duas.

Parecia um pedido simples, até que entrei nas grandes papelarias – Kalunga, Caçula, e descobri que… CADÊ AS CANETAS VERDES? Nem os pacotes de 20, 30, 50, etc???… só tem Azul, Vermelho, e torce-pra-ter-Preto. Caneta Verde, só depois de catar muito, descobri que vem UMA dentro de um pacote com outras 4 canetas (2 azuis, 1 vermelha e 1 preta). OBS.: existem pacotes de 2 ou 3 canetas de mesma cor separadas… mas só tem azul, ou vermelho, ou preto… VERDE, NÃO!!!

Hoje, em uma outra papelaria menor, até consegui achar as canetas verdes avulsas, tem até em boa quantidade. Mas porque as grandes lojas, que vendem em quantidade e/ou são as mais visitadas em período escolar, ignoram essa cor???

Depois disso comecei a pensar… o que acontece com as canetas verdes? Quando eu era criança/adolescente, pareciam canetas tão “normais”… agora, em retrospecto, vejo que, realmente, depois de entrar na faculdade (talvez até já no segundo grau?), nunca mais usei uma. Elas parecem ser, também, ignoradas nos escritórios, por exemplo. Azul, tem. Preto, tem. Vermelho, aaaah teeeem: pra riscar e chamar bastante atenção. Verde, pra quê?

Que preconceito besta. A caneta verde não tem nada de mais… poderia tranquilamente ser considerada uma cor neutra, tão parecida com azul, talvez apenas mais “casual”, ou “menos formal”. Cara, não é uma caneta amarela. Nem roxa. Nem rosa. É verde… e em alguns tipos de papel, você nem nota a diferença para uma caneta azul.

Se na época de escola a gente tinha alguma ideia de “caneta vermelha para correção/indicar erros” e “caneta verde para indicar trechos importantes, ou acertos (no caso de correção de provas)”, me parece que a caneta verde tem uma conotação mais POSITIVA até mesmo que a caneta azul, usada para escritas “ordinárias”.

E foi assim que resolvi comprar uma, hoje.

Bora voltar a brincar com a caneta verde?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *