World Press Photo 2014

Assim como no ano passado, fui visitar a Exposição World Press Photo, aqui no Rio – por sinal, acaba amanhã. Quase perco o prazo, mas consegui ver as melhores fotos (de acordo com o júri). E mais uma vez, não achei lá grandes coisas a foto que eles acham que seja a melhor: uma foto tirada à noite no litoral de cidade de Djibuti, em que aparecem vários imigrantes com o celular levantado, buscando sinal da vizinha Somália (para contactar seus parentes, obviamente). Quem quiser ver a foto, pode acessar neste link aqui.

O que mais me impactou desta vez foi mais uma foto envolvendo a tristeza de uma criança (e que ficou em  segundo lugar na categoria “assuntos contemporâneos”). É uma foto que mostra uma criança em um orfanato em Varsóvia, Polônia. Ela está lá, junto com 4 irmãos, desde que sua mãe foi presa, e o pai foi considerado inapto a ficar com as crianças (desempregado, cheio de dívidas, cheio de processos, etc). A tristeza é tão grande, que nem dá pra ver o rostinho da menina. Veja a foto, mais abaixo.

E essa tristeza nos faz refletir (ou deveria fazer). Sem dúvida, esse é o tipo de coisa que acontece em muitos orfanatos ao redor do mundo inteiro. Esses pais irresponsáveis não se dão conta da situação que deixam seus filhos. Ponha-se no lugar da Nicolette (nome da menina da foto): um dia você está feliz com seus irmãos em casa, com sua mãe, e no outro dia, você nem tem casa, nem mãe, nem pai, não tem suas coisas, seus brinquedos… e cai num lugar com um monte de criança em situação parecida, que você não conhece… imagine a insegurança que essa criança deve sentir, em relação a tudo. Note a alegria dela sendo jogada no lixo. Dá pra ver que ela não tem nem vontade de nada. Brinquedos ao lado dela, e nada. Fica lá, sozinha no cantinho, triste, como uma criança jamais deveria ser.

worldpressphoto2014(Fonte e mais informações sobre a foto: http://www.worldpressphoto.org/awards/2014/contemporary-issues/maciek-nabrdalik)

Enfim, me diga, o que você achou dessa foto? Se quiser ver as demais fotos, acesse aqui. A primeira colocada geral é a foto maior que aparece logo no início (você vai ver, o pessoal com  o celular levantado). Qual você gosta mais?

Se quiser relembrar o post do ano passado, veja aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *