PL 5020/13: Câmara aprova exigência de medição individual de água em condomínios

sunset-1270563_640

Texto baseado em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/CONSUMIDOR/508895-CAMARA-APROVA-EXIGENCIA-DE-MEDICAO-INDIVIDUAL-DE-AGUA-EM-CONDOMINIOS.html – (por: Agência Câmara Notícias)

Foi aprovado, hoje na Câmara, a Proposta de Lei 5020/2013, depois de mais de 3 anos tramitando. Com essa aprovação da PL, só falta a sanção presidencial, para que, daqui a 5 (CINCO) anos, seja obrigatório que,  nos NOVOS condomínios, os hidrômetros sejam separados por unidade. Ou seja, para os novos condomínios, aquela taxa de água que é rateada entre todos os condôminos vai ficar bem menor, e vai se referir somente ao que é usado nas áreas comuns para limpeza, ou nas piscinas, etc. O que for usado em cada apartamento/casa/etc será cobrado em conta individual.

Na boa, não sei porque já não é assim “desde sempre”… É muito mais justo. O desperdício de um não deveria impactar na  conta de todos os demais. E a economia de um não deveria ser repassada a um perdulário. Agora fica tudo muito melhor – na condição de que os condomínios não permitam excessos com a água “do condomínio” por parte de um condômino ou outro, sob risco de isso trazer problemas internos que hoje. É o caso daquele vizinho que lava os carros todos os finais de semana, esbanjando muita água do condomínio e o síndico vai ouvir reclamações de outras pessoas que não querem pagar por isso. Não que isso não exista hoje. Mas vai ficar muito mais evidente. E aí, ou as pessoas entram em acordos pacificamente, ou podem esperar aumentos no gasto da água “do condomínio” a troco de “birra”.

De qualquer forma, está aprovado o que, para alguns municípios já é lei, e agora deverá ser para todo o país – a menos que apareça algum recurso, e, aí, a PL volta para análise no Plenário da Câmara. O tempo nos dirá o que vai acontecer nos novos condomínios, mas, para quem sabe economizar os recursos hídricos, e para os casos de condomínios em que é feito reuso da água da chuva e outros tipos de reuso, prevejo uma boa economia mensal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *