Apple e seu APFS

Eis que vejo aqui que a Apple está lançando hoje o iOS 10.3  – depois de um monte de versões beta. Como já me dei mal inúmeras vezes em upgrades menores de iOS, com certeza vou esperar um booooooooom tempo para atualizar dessa vez, por um detalhe que pode trazer muita dor de cabeça se der errado: a troca do HFS pelo AFS.

Há mais de 30 anos a Apple usa o HFS como sistema de arquivos. E, claro, é o que vinha sendo usado no iOS desde seu lançamento – e lá se vão 10 anos. Mas só até o iOS 10.3. Agora estará em uso o APFS. Uma nova forma de se endereçar, organizar e armazenar arquivos. Basicamente, há diferenças em capacidade. Muitos beta testers até reportaram “aumento de capacidade” de seus aparelhos. Provavelmente o truque está na forma de alocação dos arquivos. “ganhos” desse tipo aconteceram no mundo Windows quando da época do lançamento do FAT32 e outros semelhantes com atualizações do NTFS, devido a mudança no tamanho mínimo de cluster. Exemplo: no FAT comum, se você tinha um arquivo de 1 byte, provavelmente estaria ocupando o mesmo espaço que um arquivo de 32KB, porque ambos caberiam no mesmo espaço mínimo. Ou seja, o “disperdício” era grande no FAT. O FAT32 diminuiu esse problema, e outros sistemas de arquivos todos trabalham em cima desse critério e vários outros de forma a otimizar a utilização de espaço no seu disco / pendrive / smartphone / etc. E o APFS é mais um desses sistemas – e é por melhorias desse tipo que há usuários reportando melhorias na capacidade. Provavelmente, são melhorias na forma de armazenar o arquivo.

Esse tipo de melhoria é sempre bem-vinda. O curioso é que a Apple parece estar focando essa tecnologia só para dispositivos móveis. Ora, se houver avanços, e o APFS for estável, seguro, e confiável o suficiente, imagino que deveria ir para os desktops também. O ganho talvez até seja mais notável por lá.

Vamos ver o que acontece, mas, enquanto isso, vou ficar quietinho aqui no 10.2.1… que já foi atualizado aqui com muuuuito atraso pra evitar os problemas que o iTunes tem me dado.

>>> Atualização em 28/3: Esse post aqui já indica que o APFS vai chegar no MacOS. Como eu achava que deveria mesmo. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *