Países em paz?

Vocês já viram esse artigo na Indy100 que diz que apenas 10 países no mundo estão “totalmente em paz”? Olha lá que divertido: um dos países está na América do Sul, não é o Brasil, e até já visitei… Não estava lá muuuuita vontade de voltar (a comida é muito ruim), mas com dados desse tipo, até que dá pra começar a mudar de ideia.

Enfim, não é um artigo muito recente, mas não pude escrever antes. Nele, dá pra ver uma “mancha” de violência entre África e Oriente Médio. E, pela comparação com o ano anterior, a mancha parece ter aumentado. A Síria seria o país mais problemático hoje em dia. A situação dos refugiados sírios está aí para confirmar isso.

Se você precisava de mais um motivo para fugir de 2016, ei-lo: o Brasil, em tempos de Olimpíadas, caiu 5 posições no ranking dos países mais pacíficos. Agora estamos em 105º lugar. Nossa, que beleza, hein? Veja que o relatório contempla 163 países. Assim, estamos abaixo da média… mais uma vez.

O arquivo original do relatório do Índice Global da Paz (GPI), gerado pelo IEP pode ser encontrado aqui. Por segurança eu baixei uma cópia e coloquei aqui no meu site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *