World Press Photo 2016

Estive, mais uma vez, visitando a exposição da World Press Photo na Caixa Cultural. Não fui no ano passado (nem sei se teve…) mas já tinha ido nos dois anos anteriores – e senti falta das fotos. Como esperado, a qualidade das fotos é incrível.
Uma coisa fácil de notar, é que, mais uma vez, a violência insiste em ser o foco das categorias de notícias. Esse ano, como não poderia deixar de ser, houve muitas fotos e séries de fotos sobre os refugiados sírios. Houve também evidências bem claras da violência em San Pedro Sula, cidade na Guatemala que ocupa o topo do ranking das cidades mais violentas do mundo há alguns anos. Claro que houve também os registros de esportes, registros sobre a natureza e até crimes contra o ambiente, mas o que mais choca ainda são as fotos que mostram violência contra crianças.

Pra mim, essa foi a mais impactante. Se a legenda não dissesse que a criança está morta, pareceria apenas que está muito ferida. Mas não está. O pai olha sem acreditar que sua filha se foi. Está bem nítido:

Douma’s Children - por Abd Doumany (segunda foto da série, caso você acesse a página) Homem segurando o corpo da filha, morta em ataque aéreo - Síria
Douma’s Children – por Abd Doumany
(segunda foto da série, caso você acesse a página)
Homem segurando o corpo da filha, morta em ataque aéreo – Síria

Aliás, toda a série de fotos do Abd Doumany, que ficou com o segundo lugar na categoria de Notícias Gerais, é muito forte. São fotos muito tristes do conflito na Síria. Muitas crianças feridas, mortas…

 

Veja abaixo, algumas outras fotos da exposição. Clicar nas imagens vai te levar à página no site da World Press Photo que possui essa imagem – em resolução maior, com detalhes, etc.

Para quem nunca visitou essa exposição, eu recomendo muito. Pelo que aparece no site deles, não há mais datas agendadas para exposição no Brasil esse ano, mas já separe um espaço no meio do ano na sua agenda para o ano que vem. Mais ou menos nessa época eles devem voltar ao Brasil.

 

hboavfnmajrop1tnskgs2
Storm Front on Bondi Beach – por Rohan Kelly

 

The Power of Nature - por Sergio Tapiro Vulcão Colima, México
The Power of Nature – por Sergio Tapiro
Vulcão Colima, México

 

Gang-related Violence - por Niclas Hammarström Homem caído morto, durante tiroteio em San Pedro Sula (Guatemala)
Gang-related Violence – por Niclas Hammarström
Homem caído morto, durante tiroteio em San Pedro Sula (Guatemala)

 

Douma’s Children - por Abd Doumany Homem carregando o corpo de uma criança morte em ataque aéreo (Síria)
Douma’s Children – por Abd Doumany
Homem carregando o corpo de uma criança morte em ataque aéreo (Síria)

 

Broken Border - por Bulent Kilic Travessia da fronteira da Turquia por refugiados sírios
Broken Border – por Bulent Kilic
Travessia da fronteira da Turquia por refugiados sírios

One thought on “World Press Photo 2016”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *