Feriadão?

img_6728
Uma das coisas mais engraçadas de envelhecer é ficar na dúvida se feriados ou fins de semana são para relaxar ou cansar mais. É um corre-corre pra lá e pra cá, preparar malas se for viajar, arrumar as crianças (se você as tiver), passa no posto para abastecer (se tiver carro), pega trânsito, e por aí vai.

Você passa a semana (às vezes meses) esperando chegar esse período para descansar, e se vê preso nesse monte de tarefinhas. Não é incomum você mal começar o “descanso” mais cansado do que se tivesse ficado em casa ou ido pro trabalho. Então qual é a vantagem de continuarmos agindo assim? A resposta parece ser a quebra da rotina.

Ficar diariamente executando o mesmo ciclo de tarefas acaba por cansar seu cérebro. Tente ficar mais de uma semana sem folga, trabalhando todos os dias e você verá sua produtividade desabando. Deus bem que avisou que você precisa descansar. E nem precisa ficar o dia inteiro de papo pro ar. É sair da rotina. Embora essa saída de rotina seja, aparentemente, cansativa, como descrevi no início do post.

Agora, a própria forma de descanso também deveria ser “não repetitiva”. Fazer todos os fins de semana a mesma coisa também não ajuda. Acaba que a rotina diária vira uma rotina semanal. É importante variar o que se faz nos fins de semana, ainda que na maioria das vezes você faça a mesma coisa. Mas se de vez em quando puder, mude. Faça uma viagem curta. Passa um dia no shopping. Na pracinha. Num parquinho de diversões. Varie.

Esse meu feriadão, por exemplo, foi bem variado. Na quinta-feira, depois de um pequeno estresse no trânsito para uma viagem curta para a praia, tive um bom dia na praia e me diverti muito. No dia seguinte eu precisei trabalhar mas já estava mais leve. E, com trânsito zero, fui e até voltei pra praia de noite, onde curti o segundo tempo do feriadão no sábado.

Se eu julgasse o feriado só pela forma como começou, teria ficado emburrado o tempo todo, e provavelmente nem voltaria no dia seguinte. Mas uma vez chegando ao destino, é importante agir como você queria: relaxar e se divertir para recarregar as baterias e quebrar a rotina de estresse. Então, melhor esquecer o trânsito ruim, até porque isso já temos todos os dias.

E deu certo.

Um comentário em “Feriadão?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *