Dicas da Semana

Além de passar o fim de semana descansando e tendo um pouco de  “vida social e familiar”, aproveito para me atualizar um pouco em termos de programas utilitários para o micro. Algo, aliás, que há muito tempo não faço. Mas fiz nas últimas semanas. Descobri algumas ferramentinhas muito legais, além de aprender a mexer um pouco mais em outras que há muito não mexia, ou que facilitam a vida de um desenvolvedor.

Para quem é desenvolvedor, provavelmente vai gostar de usar o XAMPP e o MySqlWorkbench. O primeiro nada mais é que um “servidor tudo-em-um”. Você desenvolve aplicações Web que precisam de PHP, MySql, etc? Então, é só instalar, e usar. O XAMPP é um pacoyte com isso tudo, e mais. Tem servidor de FTP, pode-se programar em Perl, vem com Apache ou Tomcat, tem o phpMyAdmin… enfim, tudo lá, num pacote só – e ainda pode colocar addons. É só selecionar o que quer, e pronto. Uma mão-na-roda para testar os programas que você está fazendo – garanto que é muita mais rápido do que ficar jogando o programa prum servidor na web para testar toda hora que você altera um script, se você pode testar localmente, bastando dar um refresh no browser. Já o MySqlWorkbench faz mais ou menos o mesmo papel do PhpMyAdmin que vem no XAMPP, só que fora do browser. Inclusive, você pode usá-lo para genrenciar a base do MySQL, sem que o Apache esteja rodando – afinal, se você, ao invés de uma aplicação Web, estiver fazendo algo “local”, como um programa Java, por exemplo, não vai ter utilidade de ter um webserver rodando. E, para programar em Java, andei (re)testando o Eclipse e o JDeveloper. Continuo gostando muito do último. heheh

Agora, vou voltar a falar das ferramentinhas para usar no micro. Um dos programas mais legais que usei foi o RadioSure! Com ele, dá pra se conectar a milhares de webradios no mundo inteiro. OK, você vai me dizer que o Winamp, RealPlayer, Media Player, etc, também fazem isso. Mas a interface desse é tão mais limpa, e já traz a lista, que é tão fácil filtrar (botão direito na coluna desejada) por nome, estilo ou país, que acabei me apaixonando por esse programa. É muito mais fácil de usar que os outros!!! Aliás, que outro programa te levaria a ouvir uma rádi francesa transmitindo em Occitan, ou se conectar a uma rádio egípcia para ouvir Elton John cantando Sacrifice, tão facilmente?…

Outra dica são os programinhas do Marcos Velasco. Eu já conhecia do MVRegClean, mas aproveitei para atualizar da 5.9 para a 6.0 (não gostei da nova interface), e testei também o MVRegCompact. Ambos são muito bons para realizar uma boa manuteção no Registro do Windows (ainda não tive tempo – ou interesse – de testar os demais programas). Recomendo bem esses dosi programas, e pelo baixo preço do registro (nem 10 reais), não vejo motivos para precisarem de “piratear” esse tipo de programa, tão útil, e cujo investimento, com certeza, incentivará o desenvolvedor a seguir nas atualizações e novas criações.

Testei também o Ashampoo HDD Control. Gostei do programa. Com ele, dá pra fazer uma boa manutenção no seu HD, vasculhar itens que podem ser excluídos, além de ele fazer uma verificação quanto à “saúde” e “performance” do disco. Mas o que mais gostei mesmo foi o Defragmentador que ele possui – além da opção de defragmentação “automática” – algo como se o sistema ficasse residente e fosse defragmentando o disco de acordo com a necessidade, apr amantê-lo sempre nas melhores condições possíveis. Seja como for, o sistema é muito melhor que o defragmentador do Windows. Vale a pena testar.

Mas o melhor de todos, deixei por último: o Yoono. O sistema possui versões para Desktop (ou seja, um aplicativo independente), como plugin para seu browser (só se for um de verdade, ou seja, Firefox ou Chrome), ou iPad, e a versão aplicativo ainda tem versão “portable” – você pode levar no seu pendrive que roda numa boa em qualquer lugar (pelo menos a ideia é essa). O programa é simplesmente sensacional! Testei a versão aplicativo e o plugin para Firefox. Não vi muitas diferenças entre eles (exceto o fato de uma rodar “sozinha” e ter seu próprio navergador embutido e a outra ficar “dentro” do navegador). O programa consegue agregar Twitter, Facebook, Myspace, Google Buzz, Flickr, entre outras redes, e ainda bater papo (essa funcionalidade não testei) no MSN, Google Talk e Yahoo! Messenger. E tudo numa mesma visão. responder usando uma conta ou outra, acessar um site ou compartilhar links entre as N redes cnectadas é a coisa mais simples do mundo. Recomendo fortemente que testem o programa (ou plugin). Ele é muito poderoso, ajuda muito, e faz a vida “em rede social” ficar muito mais divertida e fácil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *